Técnicas da fotografia

Regra de Três Terços

A regra dos terços é uma das mais conhecidas regras da composição fotográfica. Ela serve para deixar a composição da imagem mais harmoniosa. De acordo com esta regra devemos dividir em nove partes iguais, através da criação de duas linhas imaginárias verticais e horizontais. O elemento ao qual o fotógrafo quer dar destaque deverá ficar na zona onde as mesmas se cruzam.

Sem regra dos três terços
Com regra dos três terços

Composições centradas e simetria

A centralização nas fotografias tende a deixar o que é mais importante e o que realça da fotografia. Ela é muito usada para fotos nas quais se quer mostrar a arquitetura de um local, uma obra de um museu entre outras.

Se observarmos a imagem abaixo, é possível perceber que há centralização para para favorecer a simetria da foto. Ao dividir a fotografia ao meio verticalmente, temos duas partes idênticas.

Golden Hour

A Golden Hour é uma das técnicas favoritas dos fotógrafos, por exemplo nos casamentos, retratos e não só, este efeito acontece devido à sua coloração mais alaranjada.

Além disso, essa é uma das técnicas que servem para evitar sombras em lugares indesejados, como por exemplo debaixo dos olhos e o nariz, devido ao ângulo. Isso ocorre porque quando o fotógrafo está a fotografar os raios solares incidem de frente para ele, uma vez que o sol está quase se pôr.

Contraluz

Para dar um ar mais dramático á foto a contra luz é uma das técnicas que se utiliza nas fotografias, pois durante a captura da imagem, a câmera fotográfica precisa de estar virada para a luz. Obtendo assim uma parte do objeto ou de uma paisagem mais escura dando mais destaque ao fundo da fotografia, como mostra as imagens abaixo.

Lembre – se:

na hora de tirar a fotografia é essencial que tenha em atenção á velocidade do obsturador e a abertura da câmera, ajustando as da maneira correta e para obter a fotografia desejada.

Efeito Bokeh (borrão/mancha)

Nas fotografias abaixo, podemos ver o desfoque no fundo da imagem, o que acaba por ficar evidente os borrões que foram feitos de maneira proposital. Mas o que chama atenção nessa técnica não é o desfoque em si, mas os pontos de luz que ficam bem definidos.

Para conseguir um bom resultado, é preciso configurar a câmara com a maior abertura de lente possível, como f1.4, f1.8 ou, no máximo, f2.8.

Light Painting

O Light Painting consiste em fazer desenhos, frases etc. com a luz, dando um ar mais descolado e artístico à imagem. A câmera, por sua vez, precisa estar no modo longa exposição, fixada em um tripé, ou até mesmo um livro para que a fotografia não fique borrada tremida.

Essa é uma das técnicas fotográficas em que podemos abusar da criatividade, mas também na fonte de luz que será utilizada. Tais como:

  • lanternas;
  • velas;
  • flashes de celular;
  • lâmpadas;
  • laser;
  • outros objetos capazes de emitir luz.

http://www.photoalbumuniversal.com.br/blog/tecnicas-fotograficas/